terça-feira, 28 de outubro de 2003

PROCURANDO NEMO (FINDING NEMO):

Antes de qualquer coisa preciso afirmar algo: sou fã dos desenhos e filmes da Disney. Desde criancinha tento assistir tudo que eles produzem.
No fim dos anos 80, os Estúdios Disney andavam um pouco desacreditados. Seus filmes já não faziam o mesmo sucesso de sempre. Mas no começo dos anos 90, eles conseguiram voltar ao topo, com filmes como A Pequena Sereia, Alladin e o campeão dos campeões, O Rei Leão. Depois deste sucesso todo, eles voltaram a andar em baixa. E por várias razões. Outros estúdios começaram a investir em longas de animação, com tanta qualidade quanto a dos estúdios Disney. Além disso, outra ameaça andava rondando Mickey & sua gang: as animações geradas por computador. Filmes como Shrek, por exemplo, começaram a tomar o espaço (e a renda) das produções Disney, que ainda hoje realiza também filmes com desenhos feitos também à mão.
Mas quem está no poder há tanto tempo não é bobo, não é verdade? E o que os produtores da Disney fizeram? Associaram-se a um pequeno estúdio independente, chamado Pixar. Tudo isto para entrar neste novo mercado de desenhos feito por computação gráfica. E aí, não teve jeito! Aliando competência, criatividade e roteiros excelentes, Disney e Pixar arrasaram com Toy Story, Vida de inseto, Monstros S/A entre outros.
Esta foi apenas uma pequena introdução para falar de Procurando Nemo, o resultado mais recente da parceria Disney/Pixar. E como não poderia deixar de ser o filme é muuuuuito legal. E o que é melhor: não tem idade certa para assití-lo. As crianças vão gostar, mas os pais e outros adultos também vão amar. E ainda recebem umas mensagenzinhas de bônus.
Procurando Nemo Conta a história dos peixes-palhaços (isto não é uma profissão e sim uma espécie!!) Marlin (voz de Albert Brooks, no original) e seu filho Nemo (voz de Alexander Gould). Antes do pequeno Nemo nascer, seu pai quase o perdeu. Um peixe maior comeu toda a sua família, incluindo sua mulher. Só restaram os dois. A partir deste acidente Marlin, com medo de perder quem ele ama novamente, cria Nemo com uma superproteção asfixiante. Ele ainda se baseia em um problema de nascença de Nemo - que tem uma de suas nadadeiras menor do que a outra - para justificar tanto cuidado. Um dia, Nemo se cansa disso tudo e foge de perto do pai. Claro, que ele acaba sendo apanhado por uma rede... E deixa Marlin completamente desesperado, tentando encotrar seu filho amado. No meio do caminho ele conhece um bando de peixes malucos: Bruce (voz de Barry Humphries), o tubarão pertencente a um grupo de auto-ajuda para não comer mais os outros peixes e Dori (voz de Ellen DeGeneres), uma "peixa" que tem a memória muito, muito curta. Enquanto isso, Nemo tenta por si só voltar para o mar e fugir de Darla (voz de LuLu Ebeling), a garotinha que vai ganha-lo de presente. Segundo dizem, Darla é uma assassina de peixes!
Procurando Nemo é um filme cheio de mensagens subentendidas. Fala de como não é legal um pai superproteger um filho; de como aqueles que são "especiais" (leia-se aqueles que tem algum tipo de deficiência) sabem se virar sozinhos; de que não adianta ter medo de viver; de que não é porque somos diferentes que não podemos ser amigos... Nossa! É muita lição escondida num filme só! Eu me diverti muito ao assistir, e ainda saí de lá com várias lições de vida!
Amei! Tomara que a parceria Disney/Pixar dure, pelo bem do primeiro. Se bem que eu já ouvi certos rumores... Nota: 9.
Melhor diálogo do filme: "Eu prometi que ia deixar nada acontecer com ele." (Marlin - Albert Brooks)



"Mas se nada acontecer com ele, NADA vai acontecer. Isso não é legal pro Nemo." (Dori - Ellen DeGeneres)
PROCURANDO NEMO (Finding Nemo) - 2003 - Gênero: Infantil - Direção: Andrew Stanton, Lee Unkrich // Albert Brooks, Ellen DeGeneres, Alexander Gould, Willem Dafoe, Barry Humphries, LuLu Ebeling.

Nenhum comentário: