quinta-feira, 9 de outubro de 2003

TODO PODEROSO (BRUCE ALMIGHTY):

Sei que perderei muito da minha credibilidade quanto a "crítica" de cinema neste momento, mas não posso escrever sobre Todo Poderoso de forma imparcial. Por vários motivos... O primeiro deles é que sou fã de Jim Carrey! Sei que ele já fez muito filme ruinzinho ( O Pentelho, por exemplo). Mas ele me faz rir. E já me fez chorar também com O Mundo de Andy. Eu gosto do Jim! :-)
Não é apenas por isso que eu gostei deste filme. Eu sei que ele passa a impressão de ser uma comédia engraçadinha com o Jim Carrey e nada mais. Mas não foi assim para mim. Ao vê-lo, bateu uma luz.
Ok! Aposto que todos estão rindo de mim, achando que eu sou louca ou sei lá o quê. Mas eu sempre acreditei que mesmo o filme mais bobo do planeta pode tocar alguém de alguma forma. Pode passar uma lição, ou mostrar um caminho, ou até mesmo ensinar algo. Mas isso depende de cada um; do que cada um está passando na hora. Por isso, não poderia falar mal de Todo Poderoso. O filme me ensinou algo.
Eu entendi o personagem do Jim Carrey e estava vivendo um momento parecido. Me vi no papel dele. Daí fui aprendendo minhas lições e tirando conclusões.
Bruce Nolan (Jim Carrey) é um repórter de TV, em Buffalo. Suas reportagens são ligadas a coisas engraçadas e pitorescas sobre a cidade. Exatamente por isto ele não é tão respeitado em seu ambiente de trabalho. Quando o âncora do jornal mais importante da emissora está para se aposentar, Bruce está incluído na lista de possíveis substitutos. Mas ele acaba perdendo a concorrência para Evan Baxter (Steven Carell), um jornalista metido a besta e que adora humilha-lo. A decepção para Bruce é tão grande que desencadeia uma série de acontecimentos ruins em sua vida.
Para começar perde o emprego depois de "explodir" diante das câmeras. Depois, apanha de uma gang que batia num mendigo. Em casa, briga com sua namorada, Grace (Jennifer Aniston). Ela é muito generosa e se preocupa com a falta de fé do namorado. Bruce chega até mesmo a ofender Deus. E é aí que ELE aparece para Bruce.
Cansado de tanta reclamação, Deus (Morgan Freeman) decide dar a Bruce seus poderes para que ele tome conta de tudo por uma semana. A princípio, Bruce não acredita. Mas quando vê que realmente tem os poderes de Deus, resolve se aproveitar disso. Esta é a parte engraçada do filme. Mas obviamente ele aprende sua lição ao ver que ser Deus não é uma tarefa tão fácil.
Quantas vezes na vida a gente já não se revoltou com algo que não está indo como queremos? Ou com falta de sorte? Este filme trata justamente disso. Acho que para tirar o aspecto "lição de moral", seus roteiristas o conceberam como comédia. Mas no fundo é um filme sobre fé. Sobre acreditar em Deus. Gostei muito. :-)) Nota: 8.
Melhor diálogo do filme: "Dar comida aos famintos e paz a toda a humanidade. Está legal?" (Bruce Nolan - Jim Carrey)



"Sim... Se você for a Miss America." (Deus - Morgan Freeman)
TODO PODEROSO (Bruce almighty) - 2003 - Gênero: Comédia - Direção: Tom Shadyac // Jim Carrey, Jennifer Aniston, Morgan Freeman, Steven Carell.

Nenhum comentário: