terça-feira, 28 de outubro de 2003


MAGNÓLIA (MAGNOLIA):
Magnólia retrata a vida de um grupo de pessoas de San Fernando Valley, na Califórnia, durante um dia inteiro. Embora algumas não se conheçam, suas vidas e sofrimentos estão interligados.
Donnie Smith (William H. Macy), em sua juventude, ganhou muito dinheiro num programa de televisão onde as crianças respondiam questões dificílimas, contra um grupo de adultos. Isto foi a alguns anos atrás e até hoje seu record não foi batido. Donnie ainda é reconhecido nas ruas, mas ele não tem mais dinheiro. Devido a um acidente, ele também não é mais tão inteligente. Perdeu o emprego recentemente e vive sozinho, em busca do afeto de todos. Já Stanley Spector (Jeremy Blackman) segue os mesmos passos de Donnie. Ele é um garoto extremamente inteligente e está participando do programa mencionado, com grandes chances de quebrar o record. Stanley também é muito solitário e vive para estudar. Enquanto busca o carinho de seu ausente pai, Rick Spector (Michael Bowen), este só pensa no dinheiro que pode ganhar com o filho. Rick trata Stanley com frieza, como se o menino fosse uma máquina.
O nome do programa em questão é "What do Kids Know" e é apresentado por Jimmy Gator (Philip Baker Hall). Foi diagnosticado que o apresentador está com câncer e, de vez em quando, ele sofre alguns desmaios. Como sabe que logo irá morrer Jimmy busca resolver questões do passado. Ele tenta pedir perdão a sua filha, mas não consegue. Cláudia (Melora Waters) não esquece o que passou: Seu pai abusava sexualmente dela. Cláudia tem problemas emocionais sérios e vive drogada. Um dia, depois de mais uma "viagem", ela conhece o policial Jim (John C. Reilly). Ele vai a casa de Cláudia para verificar uma reclamação sobre barulho e quase a pega usando drogas. Entre os dois surge uma afeição. Jim é tímido e cumpridor de seu dever. Eles estão completamente inseguros se devem ou não seguir seus sentimentos. O mais irônico é que Cláudia acaba tendo um relacionamento com alguém que tem o mesmo nome de seu famoso pai, o grande causador de seus problemas.
Enquanto isso, outra pessoa envolvida com o programa também está morrendo de câncer. É o produtor Earl Partridge (Jason Robards), que está em estado terminal. Sua esposa, Linda (Juliane Moore), está desesperada e em depressão com a proximidade da morte de seu marido. Ela é mais nova do que ele e quando casaram, não era apaixonada. Foi por puro interesse mesmo. Mas agora, ao vê-lo morrendo, ela descobre-se apaixonada. Earl tem um solitário enfermeiro, Phil Parma (Philip Seymour Hoffman), que vive em sua casa para qualquer emergência. Como último desejo, Earl pede a Phil que encontre seu filho, abandonado anos atrás. O filho de Earl é Frank T.J. Mackey (Tom Cruise), uma espécie de guru dos homens solteiros, com seus ensinamentos machistas e duvidosos.
Magnólia é um filme extremamente complexo de ser assistido e entendido. Os menos atentos podem não captar as mensagens inseridas. São contos de vidas, onde a tristeza e o desespero chegou ao limite dos personagens. Mas é um filme muito positivo também. Magnólia mostra que mesmo com tanto desespero, sempre pode haver uma redenção e um recomeço para todos. Para mim é uma fábula moderna. Maravilhoso! Nota: 9.
Melhor citação do filme: "Nessa vida, o que importa não é o que você espera; não é o que você merece. O que importa é o que você consegue." (Frank T.J. Mackey - Tom Cruise)
MAGNÓLIA (Magnolia) - 1999 - Gênero: Drama - Direção: Paul Thomas Anderson // Tom Cruise, Juliane Moore, William H. Macy, Philip Seymour Hoffman, Philip Baker Hall, Melinda Dillon, Jason Robards, John C. Reilly, Jeremy Blackman, Melora Walters, Michael Bowen.

Nenhum comentário: