quarta-feira, 22 de outubro de 2003

RONIN (RONIN):

Há algum tempo eu vinha querendo assistir a este filme. Não era aquela vontade enlouquecida que você precisa assistir logo... Era mais uma curiosidade. Principalmente por ter no elenco dois atores que eu admiro muito: Robert De Niro e Jean Reno. Quanto a Mr. De Niro eu nem vou me alongar para cair no óbvio. O cara é muito bom, tem talento de sobra e só sua aparição na tela por 5 segundos já vale o ingresso, não? Já Jean Reno eu aprendi a gostar assim que assisti O Profissional. Agora sempre que ouço falar de algum filme que ele participa, me interesso em ver.
Mas voltando a Ronin, finalmente eu consegui assistir. Achei um filme mediano. Alguns momentos, cansativo. Mas dá para assistir na boa.
Deirdre (Natascha McElhone), uma mulher muito misteriosa, contrata um grupo de mercenários para encontrar uma maleta ultrasecreta. Estes homens nunca trabalharam em conjunto. Na verdade, eles são aquilo que dá origem ao nome do filme: No Japão, Ronin(s) eram os samurais que trabalham sozinhos, sem um mestre. Estes homens são assim: especialistas em diversas áreas, que trabalham sozinhos, mas desta vez foram contratados para juntar suas forças numa mesma missão. Logo durante o planejamento desta, um deles se destaca como líder do grupo: Sam (Robert De Niro). Com seu estilo cool e ao mesmo tempo "sou-super-experiente-seus-principiantes", Sam mostra que não está para brincadeiras. Não quer fazer amizade. Só está lá pelo dinheiro mesmo.
O grupo precisa recuperar a tal maleta misteriosa antes que o homem que está com ela, venda para os russos. Eles conseguem cumprir a missão. Mas a partir desse momento tudo se complica. Um deles trai o grupo, querendo faturar em cima da venda. Daí em diante, o filme vira um jogo de gato e rato, onde todos os integrantes da missão correm atrás da maleta, se metem em perseguições, tiroteios e mais traições.
Sinceramente eu esperava mais do filme. Acho que esse negócio de tiroteio e perseguição anda ficando meio chato... É a mesma coisa sempre! Sei, lá... Não me empolguei mesmo. Nota: 6.
Melhor citação do filme: "Sempre que existir qualquer dúvida, não existe dúvida. Esta é a primeira coisa que eles ensinam a você." (Sam - Robert De Niro, filosofando...)
RONIN (Ronin) - 1998 - Gênero: Ação - Direção: John Frankenheimer // Robert De Niro, Jean Reno, Natascha McElhone, Sean Bean.

Nenhum comentário: