quarta-feira, 8 de outubro de 2003

A OUTRA HISTÓRIA AMERICANA (AMERICAN HISTORY X):

Todo mundo sempre me falou deste filme, mas nunca tive oportunidade de vê-lo. Até na TV a cabo passou, mas eu perdi. Mas consegui vê-lo finalmente, após todo esse tempo, via SBT. :-)
Sem sombra de dúvida A Outra História Americana é um dos melhores filmes que já vi. A trama é perfeita e tanto Edward Norton quanto Edward Furlong souberam dar o tom certo aos seus personagens. Aliás, todos os atores estavam afiadíssimos, mas o destaque vai mesmo para a dupla acima.
Sempre me interesso em ver filmes sobre preconceito. Infelizmente ainda hoje isto existe. E quando um filme é tão bem construído e bem embasado, melhor ainda! Filmes como este nos mostram até onde a ignorância e a violência podem nos levar. :-)
A Outra História Americana se baseia na vida de dois imãos: Derek (Edward Norton) e Danny (Edward Furlong) Vinyard. Ambos são seduzidos para um grupo de neo-nazistas em momentos diferentes de suas vidas. Derek é o irmão mais velho. Quando seu pai, um bombeiro, foi assassinado, ele encontrou resposta para a perda através do tal grupo. Por estar revoltado, atacava as minorias como forma de aplacar sua dor. Chegou a ser líder e aliciador deste grupo neo-nazista, em sua cidade. Um dia, após assassinar cruelmente dois homeens que tentavam roubar seu carro, Derek vai para a cadeia. Lá, após sofrer nas mãos da polícia e dos internos, ele "vê a luz" sobre suas antigas atitudes.
Ao sair da cadeia encontra seu irmão caçula indo pelo mesmo caminho. Danny idolatra Derek e por isso entra para os neo-nazistas. Mas quando o vemos no começo do filme, ele não parece muito certo do que está fazendo. Seus professores tentam tirá-lo do mau caminho, fazendo pensar nas conseqüências do grupo na vida de seu irmão. Enquanto Danny resiste aos apelos de todos, Derek tenta salvá-lo.
Este é um drama maravilhoso, que deveria ser visto por todos. O melhor é que seu roteiro não poupa o espectador de nada. A violência é mostrada ali na sua frente sem ser sensacionalista. É como se fosse um tapa na cara de quem ainda hoje acredita ser melhor do que os outros só por ter cor branca ou determinada religião. Confesso que fiquei em choque ao assistir A Outra História Americana. Obviamente ele é altamente recomendado por mim!!!! Nota: 10.
Cena mais chocante do filme: Derek assasinando um homem que queria roubar seu carro.
Melhor discurso do filme: "Eu continuo me perguntando o tempo todo como foi que eu caí nessa. Foi porque estava com raiva, e nada do que eu fizesse poderia acabar com esse sentimento. Eu matei dois caras, Danny. Eu os matei. E isto não me fez sentir nem um pouco diferente. Só me deixou mais perdido e eu estou cansado de ter raiva, Danny. Eu estou cansado disso." (Derek Vinyard: Edward Norton)
A OUTRA HISTÓRIA AMERICANA (American history X) - 1998 - Gênero: Drama - Direção: Tony Kaye // Edward Norton, Edward Furlong, Beverly D'Angelo, Fairuza Balk, Elliot Gould, Avery Brooks, Stacy Keach.

Nenhum comentário: