segunda-feira, 13 de outubro de 2003


O SHOW DE TRUMAN - O SHOW DA VIDA (THE TRUMAN SHOW):
Imagine se sua vida fosse transmitida via satélite, sem interrupção, desde o seu nascimento? Parece uma versão extendida do programa Big Brother, não? Mas na época em que O Show de Truman foi lançado, esse tipo de programa ainda não existia. Pelo menos não no Brasil. A diferença aqui é que em Big Brother as pessoas tem consciência de que estão sendo filmadas. E fazem tudo para aparecer.
Truman Burbank (Jim Carrey) é o personagem central de um programa de grande audiência mundial, sem saber de nada. Ele vive em uma cidade fictícia, construída especialmente para as filmagens. Seus amigos e família são todos fictícios também. Truman vive num mundo de ilusões e não tem noção disso. Ele apenas interage com os atores sem saber que tudo que se passa em sua vida na verdade está acontecendo para entreter a platéia, que há anos faz o sucesso do programa. Este é de responsabilidade de Christof (Ed Harris), o produtor, que não mede esforços para manter tudo funcionando perfeitamente.
Truman é um sujeito extremamente tranqüilo e passivo. Trabalha como corretor de seguros e é casado com Maryl (Laura Linney), sua amiga de colégio. Claro, que tudo isso deveria ser escrito entre aspas, já que a vida de Truman não lhe pertence realmente. Mas para evitar o texto com aspas o tempo inteiro, estou escrevendo agora sob a perspectiva de Truman. Embora tenha se casado com Maryl, ele jamais esqueceu uma outra garota que conheceu no colégio também: Sylvia (Natascha McElhone). Mas este amor era proibido. Sylvia foi contratada para ser do elenco de apoio no seriado. Mas Truman se apaixonou e a produção teve que tirá-la do programa rapidamente. Afinal, os planos eram para que Truman e Maryl se casassem. Mesmo assim ele não esqueceu Sylvia.
Sua vidinha comum vai caminhando sempre igual, até que um dia um holofote cai do nada quase em cima de Truman. Ele não entende nada, obviamente. E uma série de outros pequenos "escorregões" deste tipo vão acontecendo depois disso. Cristof e sua produção vão tentando repará-los. Mas Truman já está desconfiado demais.
À primeira vista O Show de Truman é apenas um filme fantasioso, pois um sujeito que passa 30 anos de sua vida sendo filmado sem saber é impossível de acontecer. Porém as diferentes metáforas que ele possui faz com que o filme abra uma série de questionamentos atuais e o torne tão bom.
Para começo de conversa, temos o próprio programa, líder em audiência mundial. Para ter esta audiência toda, as pessoas devem no mínimo assiti-lo o tempo todo. Como a vida de Truman é mostrada 24 horas, o filme nos dá a idéia de como as pessoas são capazes de ficarem assistindo TV por horas a fio. É o poder viciante da mídia.
Durante o programa, os atores vão mostrando diversos produtos. Muitas vezes da forma mais estranha - como da vez em que Maryl começa a falar dos benefícios de um produto em plena discussão com Truman. Esse tipo de comercial indireto é de praxe na TV brasileira, por exemplo. Sabemos que muitos espectadores consomem estes produtos porque viram na TV. Podemos ver que tanto Truman quanto os espectadores tem vidas similares. Afinal todos estão sob o domínio da TV e dos anunciantes. Todos estão presos igualmente.
Achei interessante o nome do "todo poderoso" por trás do Show de Truman ser Cristof. Faz remeter ao próprio filho de Deus. Afinal, como se fosse o próprio, Cristof faz e acontece no programa: Tira e põe pessoas na vida de Truman; faz chover; etc. Seu grande erro é comandar demais, enquanto que Deus nos dá o livre-arbítrio. Afinal de contas, Cristof não é Deus, e sim o produtor do programa. É bem interessante esta metáfora, se pararmos para pensar.
Gostei muito de O Show de Truman - O show da vida. Tem uma crítica construtiva ao poder da mídia e deixa uma mensagem positiva para todos. Nota: 8.
Melhor frase do filme: "Nós aceitamos a realidade do mundo com o que nos é apresentado." (Christof - Ed Harris)
O SHOW DE TRUMAN - O SHOW DA VIDA (The Truman Show) - 1998 - Gênero: Drama - Direção: Peter Weir // Jim Carrey, Ed Harris, Laura Linney, Noah Emmerich, Natascha McElhone.

Nenhum comentário: