domingo, 26 de outubro de 2003


INSÔNIA (INSOMNIA):
Será que o diretor Christopher Nolan está querendo se especializar em males psicológicos? Seu primeiro filme, que o revelou para o mundo, foi o excelente Amnésia. Seguido por este, Insônia. Qual será o próximo título? Depressão? *rs*
Mas vamos ao que interessa... Insônia é um filme policial interessante. Mas não chega a ser tão bom quanto Amnésia. Era inevitável comparar ambos, mesmo que ambos sigam caminhos diferentes.
O detetive Will Dormer (Al Pacino) é enviado para uma cidadezinha no Alaska para investigar a morte de uma adolescente. Na verdade, seus superiores o enviaram para lá, junto com seu parceiro, para afastá-lo de circulação. Sua jurisdição tem suspeitas de que Will está envolvido em corrupção.
Durante as investigações do assassinato, Will passa por problemas que não imaginava. Na tal cidadezinha, na época do ano em que eles se encontram, a luz do sol permanece 24 horas. Will não consegue dormir nunca por causa disso, e seus sentidos ficam meio perdidos. Para piorar a situação, na busca pelo assassino, Will acaba atirando acidentalmente em seu parceiro, que morre devido aos ferimentos. Will esconde de todos o que aconteceu, pois não quer outro processo em suas costas. Mas o delegado da cidade manda a detetive Ellie Burr (Hilary Swank), fã de Will, investigar o caso. Durante este período, Will começa a receber ligações do assassino. Este sabe que ele matou o parceiro por acidente. Aliás, esta interação entre o "mocinho-não-tão-mocinho-assim", Will, e o assassino são as mais legais do filme.
Insônia é interessante. Mas em alguns momentos eu me sentia tão cansada e com sono quanto o personagem de Al Pacino. Não sei se de repente era alguma jogada de câmera ou iluminação, mas tive a impressão de também estar exausta e sem dormir ao assistir o filme. Dá um certo incômodo... Principalmente nas cenas onde Will não consegue dormir. Mesmo sendo um filme mais comercial do diretor Nolan, acho que este não perdeu a mão. O filme é interessante, mas acho que é difícil de agradar a todos. Nota: 7.
Melhor citação do filme: Me deixa dormir... (Will Dormer - Al Pacino, no fim do filme)
INSÔNIA (Insomnia) - 2002 - Gênero: Policial - Direção: Christopher Nolan // Al Pacino, Martin Donovan, Hilary Swank, Robin Williams.

Nenhum comentário: