segunda-feira, 10 de novembro de 2003


BELEZA AMERICANA (AMERICAN BEAUTY):
Lester Burnham (Kevin Spacey) era um homem que tinha uma vida perfeita. Tinha uma mulher, Carolyn (Annette Bening), e uma filha adolescente, Jane (Thora Birch). Era aquele tipo de "vida modelo americana": vazia. Internamente era só insatisfação e depressão. Após conhecer uma amiga de sua filha, Angela (Mena Suvari), ele sofreu uma espécie de surto. E resolveu fazer de tudo para ser feliz. Mesmo que suas atitudes magoassem a todos.
Sim, estou escrevendo tudo no passado. Mas não é somente porque já vi o filme. Quando este começa, Lester está morto. Ele vai narrando seus últimos dias de vida, como uma espécie de lição de moral para todos que estão levando a vida como ele fazia.
Beleza Americana foi muito comentado na época de seu lançamento. Todos estavam impressionados com tamanha veracidade; com a coragem do diretor e dos roteiristas de mostrar a vida sem graça da classe média americana. Todo o desapego, a falta de afeto, a dissolução de famílias e a violência dentro de casa... Tudo bem, isso foi mesmo demonstrado no filme. Eu concordo. Mas não vi nenhuma novidade nisso. Quem não sabia que isso acontece por lá? É só observar os noticiários internacionais. Por isso, não concordo com todo o hype que o filme teve. Concordo que é um bom filme. Mas por favor, sem todo esse auê. Nota: 8.
Melhor citação do filme: "Meu trabalho consiste basicamente em mascarar meu desprezo aos imbecis que estão no comando. E, pelo menos uma uma vez ao dia, ir ao banheiro masculino para me masturbar enquanto fantasio uma vida que não se pareça tanto com o inferno." (Chefe de Lester lendo a discrição deste sobre suas funções no trabalho)
BELEZA AMERICANA (American Beauty) - 1999 - Gênero: Drama - Direção: Sam Mendes // Kevin Spacey, Annette Bening, Thora Birch, Wes Bentley, Mena Suvari, Peter Gallagher, Allison Janney, Chris Cooper.

Nenhum comentário: