domingo, 2 de novembro de 2003

DVD

UM CORPO QUE CAI (VERTIGO):
Depois de tanto tempo sem falar no "Mestre", estou eu aqui outra vez, humildemente, para comentar mais um de seus filmes. Um corpo que cai está na segunda parte da coleção de Alfred Hitchcock que adquiri recentemente. E já começo muito bem, pois este é um dos filmes mais queridos por aqueles que gostam de Hitchcock.
Um corpo que cai começa com uma perseguição em cima dos telhados. O detetive John 'Scottie' Ferguson (James Stewart) acaba escorregando e quase cai de uma altura considerável. O outro policial retorna para ajudá-lo, mas é este quem acaba despencando do telhado. Depois do incidente Scottie resolve se aposentar. Ele adquire o medo de alturas. Toda vez que está em um lugar um pouco mais alto sente vertigens (daí o nome do filme).
Durante a aposentadoria, sua amiga Midge Wood (Barbara Bel) lhe faz companhia. Scottie realmente pretendia deixar de ser investigador, mas um antigo amigo pede para que ele resolva um problema pessoal. A milionária Madeleine Elster (Kim Novak), mulher de Gavin Elster (Tom Helmore), anda sumindo de casa sem lembrar por onde andou. Meio à contra-gosto Scottie resolve ajudar seu amigo. E cai numa trama muito, muito estranha, com grande apelo psicológico.
Scottie acaba se apaixonando por Madeleine. Mas esta comete suicídio. Tempos depois, Scottie conhece Judy (Kim Novak), uma moça extremamente parecida com Madeleine. Atormentado pela sua paixão, ele se aproxima de Judy e faz de tudo para transformar sua aparência na de Madeleine, para reviver o seu amor.
Embora não seja o meu preferido dos filmes do mestre, Um corpo que cai tem algo que eu gosto muito de ver: uma boa construção psicológica do personagem. Neste caso, temos Scottie, um homem que sofreu um trauma atrás de outro, e por isso anda "meio confuso". Temos também os ingredientes que fazem um filme de Hitchcock ser reconhecido como tal: muito suspense e tramas conspiratórias.
Não dá para ficar alongando o comentário senão acaba escapulindo alguma coisa a mais e eu não quero estragar a surpresa pra quem não viu. Mas obviamente que eu recomendo. Não somente por ser um clássico, mas também por ser um clássico do "mestre". :-) Nota: 7.
Diálogo mais bizarro do filme: "Se eu deixar você me modificar; se eu fizer o que você quer; Se eu fizer o que vc me disser, vc me amará? (Judy - Kim Novak)



"Sim." (John 'Scottie' Ferguson - James Stewart)



"Tudo bem. Tudo bem, então. Eu aceitarei. Eu não ligo mais pra mim. " (Judy)
UM CORPO QUE CAI (Vertigo) - 1958 - Gênero: Suspense - Direção: Alfred Hitchcock // James Stewart, Kim Novak, Barbara Bel, Tom Helmore.

Nenhum comentário: