quarta-feira, 26 de novembro de 2003

DVD
TOPÁZIO (TOPAZ):

Este é o filme que menos gostei do meu novo box de DVDs do mestre. Achei extremamente confuso, estranho e até um pouco perdido. Com um elenco de atores desconhecidos (pelo menos para mim. O único que eu já ouvi falar é o John Forsythe), Topázio trata outra vez da Guerra Fria.
A história de Topázio acontece em meio à crise dos mísseis russos em Cuba. O agente Nordstrom (John Forsythe), da CIA, contrata o francês Devereaux (Frederick Stafford) para ir até a ilha checar se os rumores sobre a instalação dos tais mísseis são verdadeiros. Devereaux tem um contato no local que pode ajudá-lo nas investigações. O maior problema para o francês é sua família. Ele acaba de retornar com a mulher, a filha e o marido desta, da França. Sua esposa não quer que Devereaux aceite a missão, mas ele parte de qualquer forma. Além da história sobre os mísseis, Devereaux precisa descobrir a identidade de um espião da Otan envolvido na história, cujo codinome é Topázio.
A trama tem muita ação, espionagem e assassinatos. Mas me pareceu muito confuso. Nos extras do DVD ficamos sabendo que o próprio Hitchcock não ficou muito feliz com o resultado deste filme. Tanto que filmou finais diferentes e não sabia qual usar. Eu não gostei muito também. Achei um tanto confuso. Mas mesmo assim temos pontos positivos, claro. Quando a história não prende, eu tenho mania de ficar prestando mais atenção em outros detalhes, como a direção das cenas, o cenário e figurino etc. Hitchcock usou tomadas de câmera bem interessantes neste filme. A que mais gostei foi a que é destaque logo abaixo. Além disso, achei interessante a idéia dele ter escalado um elenco desconhecido para filmar. Dá uma sensação de que a história aconteceu mesmo; que aqueles que estão ali são espiões de verdade. Mesmo assim, o filme é fraco. Só vale a pena pra quem é fã de verdade e quer acompanhar toda a obra do diretor. Nota: 7.
Cena do filme mais bonita visualmente: O assassinato de uma mulher (não vou dizer quem é). A cena foi filmada de cima, como se fosse no teto. Quando a mulher vai caindo morta, a forma com que o vestido se espalha no chão se assemelha a uma poça de sangue crescente, como se este fosse o da própria vítima. Lindo!
Melhor citação do filme: Não lembro... >:-(
TOPÁZIO (Topaz) - 1969 - Gênero: Drama - Direção: Alfred Hitchcock // John Forsythe, Frederick Stafford, Dany Robin, Claude Jade, Michel Subor, Karin Dor, John Vernon.

Nenhum comentário: