domingo, 30 de novembro de 2003

DVD
FRENEZI (FRENZY):

Londres, início dos anos 70. Mulheres são estupradas e assassinadas por um bandido que deixa como sua marca, a gravata com a qual as mata. Fica conhecido, então, como o "Assassino da gravata". A polícia está atrás dele, porém não há pistas. Acontece que o bandido cruza o caminho de um homem: Richard Blaney (Jon Finch).
Richard tem todo o estilo para ser o tal assassino, segundo a polícia. Além de sua vida pregressa não passar boa impressão, duas das vítimas do assassino tem ligação com Richard. Nada mais óbvio do que achar que ele é o culpado. Portanto, Richard tem que provar sua inocência e ao mesmo tempo se esconder da polícia.
Frenezi lembra um pouco um outro filme de Hitchcock, que falei há algum tempo: Sabotador. Em ambos, uma pessoa inocente é acusada de cometer crime e precisam provar sua inocência de qualquer jeito. E em ambos os casos, os "bandidos" armam situações que levam os dois "mocinhos" a serem alvo de suspeita - se bem que no caso de Richard Blaney, ele não faz muito o estilo de mocinho. Seria um anti-herói.
Frenezi é um filme muito legal que eu ainda não tinha visto. Gostei muito da trama e do mistério. Mesmo que neste o bandido seja descoberto pelo telespectador logo no início. Mas é legal saber quem é o culpado e ver ele agindo, enquanto ninguém no filme tem noção. Nem vou comentar sobre a direção do mestre, porque sou suspeita para falar. De qualquer forma, Hitchcock volta a mostrar uma cena de estupro, como em Marnie. Mas desta vez, a cena é um pouco menos sutil.
Muito bom! Está na lista de melhores do mestre! :-) Nota: 9.
Melhor citação do filme: "Eu não posso ser o assassino da gravata. Pra começar eu só tenho duas!" (Richard Blaney - Jon Finch)
FRENEZI (Frenzy) - 1972 - Gênero: Suspense - Direção: Alfred Hitchcock // Jon Finch, Alec McCowen, Barry Foster, Billie Whitelaw, Anna Massey, Barbara Leigh-Hunt, Bernard Cribbins.

Nenhum comentário: