terça-feira, 2 de dezembro de 2003


LARA CROFT: TOMB RAIDER 2 - ORIGEM DA VIDA (LARA CROFT: TOM RAIDER 2 - THE CRADLE OF LIFE):
Segunda parte da série de filmes dedicados ao video-game Tomb Raider, com a musa Lara Croft, Tomb Raider 2 - Origem da vida diverte como se estivéssemos mesmo jogando. Embora muita gente discorde disso - já que o filme recebeu muitas críticas negativas - eu acho que, encarando-o como um filme sobre um video-game, ele cumpre bem o que se propõe. Não é melhor do que o primeiro da série, mas é trilhões de vezes melhor do que qualquer filme feito sobre este tipo de jogos.
Desta vez, Lara Croft (Angelina Jolie) inicia o filme tentando encontrar um templo perdido no fundo do mar da Grécia. Neste templo, ela irá encontrar a pista para achar a lendária caixa de Pandora. Quando está com a chave da localização na mão, Lara é atacada por um bando que a rouba para vender a um grande empresário do mundo das armas químicas. Se ele encontrar a caixa de Pandora, criará a arma mais letal e definitiva do mundo. A lenda diz que quando Pandora abriu a caixa, liberou todos os males do mundo. Mas segundo Lara, ali também há o bem. Tudo na vida funciona na dicotomia entre o bem e o mal. E este poder é extremamente perigoso para estar nas mãos erradas.
Os ladrões fazem parte do bando de Chen Lo (Simon Yam) e vivem em montanhas íngremes na China. Desta vez, Lara tem o apoio da coroa britânica para sua empreitada. Para isso, vai precisar da ajuda de um expert. Seu ex-namorado Terry Sheridan (Gerard Butler). Este já trabalhou no exército da rainha, mas como não é lá muito cheio de escrúpulos, está preso por traição. Lara consegue sua libertação para guiá-la até o bando de Chen Lo, pois eles são antigos conhecidos. Além de ajudar Lara a encontrar os bandidos, os dois tem uma química sexual bastante forte. Vivem implicando um com o outro.
Muito mistério, fugas, tiroteios, perseguições, paisagens deslumbrantes - que vão da Grécia à África e o "berço do mundo" - e tudo o mais que um filme de ação exige, nós encontramos aqui. Eu achei bem legal, embora esta não seja a opinião geral. A maioria das pessoas não gostou. Muitos afirmam que é por causa do exagero na ação, com cenas extremamente mentirosas. Estes devem ser os mesmos que não gostam de 007 ou até de Triplo X. Pra mim, é puro preconceito machista, por ter uma mulher fazendo o trabalho dos "machões". Não dá pra levar à sério este tipo de filme, mas não vejo diferença alguma entre a série Tomb Raider e os filmes de James Bond. Só o fato de ter uma mulher como principal. Acho que vou apanhar na rua por esta declaração!
Só a cena da caverna, quase no final, entre Lara e Terry, já vale todo o ingresso. Fiquei surpresa com os rumos tomados. Nota: 8 (principalmente por causa dessa cena do climax final).
Melhor diálogo do filme: "Lara! Você já fez alguma coisa da forma mais fácil?" (Kosa - Djimon Hounsou)


"E me arriscar a desapontá-lo?" (Lara Croft - Angelina Jolie)
LARA CROFT: TOMB RAIDER 2 - ORIGEM DA VIDA (Lara Croft: Tomb Raider 2 - The cradle of life) - 2003 - Gênero: Ação - Direção: Jan de Bont // Angelina Jolie, Gerard Butler, Ciarán Hinds, Chris Barrie, Noah Taylor, Djimon Hounsou, Til Schweiger, Simon Yam.

Nenhum comentário: