sábado, 27 de dezembro de 2003

A LIGA EXTRAORDINÁRIA (THE LEAGUE OF EXTRAORDINARY GENTLEMEN):

Este é outro filme que tive muita curiosidade de assistir desde a primeira vez que vi seu trailer. A idéia de termos um grupo de super-heróis vindos não de planetas distantes, ou com superpoderes herdados de acidentes científicos ou genéticos; mas sim de personagens da literatura mundial é genial. E o homem que está por trás desta idéia é Alan Moore, roteirista da história em quadrinhos com o mesmo nome. Eu não sou muito entendida em HQs. Nunca li A Liga. Mas gostei muito do que vi no cinema. Tanto que até gostaria de dar uma olhada na HQ. :-)
Estamos em 1899, na Era Vitoriana. Claro que aqui, é uma espécie de era alternativa. Um grupo de terroristas, liderados por Fanton (não vou dar o nome do ator, senão perde a graça!) comete vários atentados ao redor do mundo, tentando com isso iniciar a Primeira Guerra Mundial. O mais impressionante são as armas uitlizadas pelo bando: todas de última geração. Coisas que deixariam a Al-Qaeda feliz ao usa-las. Para evitar este confronto mundial, a coroa inglesa entra em contato com um grupo de "pessoas especiais", para investigar quem está por trás destes ataques. No grupo constam o aventureiro Allan Quartermain (Sean Connery), cujas aventuras estão no livro As minas do Rei Salomão, de Henry Haggard; o explorador e cientista Capitão Nemo (Naseeruddin Shah), do livro Vinte mil léguas submarinas, de Júlio Verne; Mina Harker (Peta Wilson), do livro Drácula, de Bram Stoker; o homem invisível Rodney Skinner (Tony Curran), do livro de mesmo nome, de H.G. Wells; o imortal Dorian Gray (Stuart Townsend), de O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde; o novato Tom Sawyer (Shane West), do livro de mesmo nome, de Mark Twain; e o "monstro" Dr. Jekyll (Jason Flemyng), de O médico e o monstro, Robe Stevenson. Eles precisam encontrar o líder do grupo terrorista e evitar a guerra.
As críticas sobre A Liga extraordinária não foram lá essas coisas. E durante as gravações Sean Connery e o diretor Stephen Norrington se "estranharam" feio. Mas nada que impedisse o filme de cumprir seu papel. Embora muitos não tenham sentido o mesmo, eu gostei. Achei um filme bem interessante e original. Talvez aqueles que não gostaram sejam fãs da HQ. Obviamente que houve algumas modificações. Os personagens de Dorian Gray e Tom Sawyer, por exemplo, não existem na HQ original. Mas como eu nunca li mesmo, nada disso me incomodou. A única coisa que estragou o filme foi o grande vilão. Personagem forte na maioria dos filmes, neste aqui ele foi tão fraquinho e pouco convincente que nem conta sua presença... Gostei muito da atuação da "femme Nikita" Peta Wilson. Sóbria, porém ativa nos momentos certos, não perde para os "rapazes" sendo a única mulher do grupo.
De qualquer forma eu recomendo para aqueles que gostam de filmes de aventura. :-) Nota: 8.
Melhor citação do filme: "O quarto, Mina, te traz alguma lembrança? Ou idéias?" (Dorian Gray - Stuart Townsend)
A LIGA EXTRAORDINÁRIA (The League of extraordinary gentlemen) - 2003 - Gênero: Aventura - Direção: Stephen Norrington // Sean Connery, Naseeruddin Shah, Peta Wilson, Tony Curran, Stuart Townsend, Shane West, Jason Flemyng, Richard Roxburgh.

Nenhum comentário: