quarta-feira, 31 de dezembro de 2003

DVD

O CRIME DO PADRE AMARO (EL CRIMÉN DEL PADRE AMARO):
Há muito tempo ouço falar deste romance de Eça de Queirós e tenho curiosidade de lê-lo. Ainda não consegui, então resolvi pegar o filme para assistir. O romance se passa em 1800 e o filme em 2002. Não sei se esta é a única diferença entre os dois. De qualquer forma, fiquei mais curiosa ainda para ler, depois que vi o filme.
O recém-ordenado padre Amaro (Gael García Bernal) chega à cidadezinha de Los Reyes, no México, à pedido do bispo (Ernesto Gómez Cruz), que lhe tem muita admiração. A missão principal do padre Amaro é ajudar o antigo padre da cidade, Benito (Sancho Gracia) em suas funções na paróquia.
Assim que chega, o padre Amaro desperta a atenção de Amelia (Ana Claudia Talancón), uma jovem devota. O relacionamento dos dois acaba em paixão real. O casal passa a se encontrar escondido. Mas não é apenas este o escâdalo que a cidade de Los Reyes esconde. O próprio padre Benito tem um caso com a mãe de Amélia, Sanjuanera (Angélica Aragón) há anos. Além disso, ele recebe ajuda de um traficante da região para as obras sociais da igreja. Tudo encoberto pelo bispo. Enquanto isso, este persegue o honesto padre Natálio (Damián Alcázar), que está metido em revolução política além de ministrar os sacramentos.
Falar de religião é sempre algo muito complicado. Muitos ficam melindrados ou até revoltados quando apontamos alguns pontos delicados. Mas não podemos esquecer que, embora o objetivo das religiões seja divino, os homens estão por trás delas e a natureza humana não é assim tão "divina". Por isso, é muito natural que alguns sacerdotes caiam em tentações mundanas, como as mostradas no filme.
A produção é muito delicada. Trata o relacionamento do padre Amaro e de Amélia de forma bonita, sem apelação. Os filmes latinos estão mesmo melhorando. O visual deste é bem cuidado e a história é contada de forma leve. Gostei do filme. E os protagonistas do romance são muito bonitos e combinaram bem como casal! Claro, gostei muito mais de Gael García Bernal que é lindo. ;-) Nota: 7.
Melhor citação do filme: "Você é mais bonita que a Virgem Maria." (Padre Amaro - Gael García Bernal)
O CRIME DO PADRE AMARO (El crimén del Padre Amaro) - 2002 - Gênero: Drama - Direção: Carlos Carrera // Gael García Bernal, Sancho Gracia, Ana Claudia Talancón, Damián Alcázar, Angélica Aragón, Ernesto Gómez Cruz.

Nenhum comentário: