quinta-feira, 4 de dezembro de 2003

PIRATAS DO CARIBE - A MALDIÇÃO DO PÉROLA NEGRA (PIRATES OF THE CARIBBEAN - THE CURSE OF THE BLACK PEARL):

Quando fiquei sabendo que estavam planejando fazer um filme baseado em uma atração do parque da Disney, eu não acreditei. Pensei: "Realmente Hollywood está em crise criativa... Como fazer de um brinquedo algo interessante o suficiente para prender uma pessoa numa poltrona de cinema, pagando ingresso e tal?" Pois bem: Piratas do Caribe está aí. E eu fui ver no cinema. Fiquei surpresa com o quanto me diverti. Não é o melhor filme do mundo, claro. Mas é divertido.
O motivo principal que me levou ao cinema para vê-lo foi o Johnny Depp. Além de o achar muito bonito, o acho muito talentoso. Adoro quase todos os seus filmes... E realmente, eu achei o motivo certo para assistir Piratas do Caribe. Johnny Depp é a melhor coisa do filme. Alías, Johny Depp não... O capitão Jack Sparrow é a melhor coisa do filme... ;-)
Elizabeth Swann (Keira Knightley), filha do Governador Weatherby Swann (Jonathan Pryce), é fascinada por piratas desde criança. O que não imaginava é que seria raptada por eles quando mais velha. Elizabeth tem em seu poder um medalhão que o pirata Barbossa (Geoffrey Rush) quer. Em sua defesa, os enamorados pela moça: Norrington (Jack Davenport), militar de alto prestígio e o preferido pelo governador para casar-se com ela; e Will Turner (Orlando Bloom), o assistente de ferreiro da cidade. Will foi achado num barco à deriva quando criança, pelo governador e a filha. Agora, exímio ferreiro e espadachim, pretende salvar seu amor. O problema maior é: como encontrar os piratas do bando de Barbossa? Mesmo contrariado, ele pede a ajuda do Capitão Jack Sparrow (Johny Depp), um pirata que está preso na cidade. Apenas Jack pode encontrar Elizabeth e os piratas, pois conhece todos os segredos e mistérios que envolvem a tripulação do Pérola Negra, seu ex-navio.
Curioso como um bom ator pode conduzir um filme... Até mesmo Geoffrey Rush, que é um grande ator, parece à mercê da atuação de Johnny Depp. Todos foram ofuscados. Eu não chamaria o que Depp fez pelo seu personagem de interpretação. Na verdade, o que ele fez foi uma transformação. Segundo entrevistas que li do ator, a sua inspiração para o personagem foi Keith Richards, dos Rolling Stones. E se vc parar para reparar bem, realmente lembra um pouco. Mas o personagem também me lembrou o vocalista do Aerosmith, Steven Tyler (mais conhecido como "o pai da Liv Tyler").
De qualquer forma, o filme é divertidinho. Mas é bem lugar comum. Aquela coisa de sempre: aventura, amor, honra, salvar a mocinha... Tudo bem que ela não é assim tão indefesa, mas todos estão tentando salvá-la. Tem também um certo mistério... Um segredo. E a parte cômica, que fica à cargo de Jack Sparrow. Já anunciaram uma segunda parte, e Johnny Depp já assinou contrato. Nota: 8.
Melhor diálogo do filme: "Quem foi que fez todas estas espadas?" (Jack Sparrow - Johnny Depp)

"Eu! E pratico com elas três horas por dia." (Will Turner - Orlando Bloom)

"Você precisa achar uma namorada..." (Jack Sparrow)
PIRATAS DO CARIBE - A MALDIÇÃO DO PÉROLA NEGRA (Pirates of teh Caribbean - The curse of the Black Pearl) - 2003 - Gênero: Aventura - Direção: Gore Verbinski // Johnny Depp, Geoffrey Rush, Orlando Bloom, Keira Knightley, Jack Davenport, Jonathan Pryce.

Nenhum comentário: