terça-feira, 15 de julho de 2003

DVD
FESTIM DIABOLICO (ROPE):

Voltando a minha amada caixa de DVDs do mestre, agora chegou a vez de Festim Diabolico. M-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o!!!!!!!!!!!!! Eu nunca tinha visto e amei. E uma aula de cinema! :-)
Dois estudantes universitarios, Brandon Shaw (John Dall) e Phillip Morgan (Farley Granger), ricos moradores de Manhattan, decidem cometer o crime perfeito. Querem assassinar alguem apenas pelo prazer de matar. A vitima e David Kentley (Dick Hogan), amigo de ambos. Eles o enforcam e escondem seu corpo dentro de um bau na sala de seu apartamento. Isto tudo na mesma tarde em que resolveram dar uma festa. Os convidados sao parentes de David, a noiva deste, Janet Walker (Joan Chandler) e um o professor Rupert Cadell (James Stewart). Este e professor dos rapazes e de certa forma foi o mentor intelectual do crime, mesmo sem saber. Todos na festa estao inocentemente esperando a chegada de David, sem saber q o corpo dele esta no bau que serve de mesa para a comida e bebida. Mas o professor começa a desconfiar que algo esta no ar...
Esta foi a primeira vez que Hitchcock usou o technicolor em uma produçao. Festim Diabolico e inspirado em uma peça de teatro, que foi inspirada em um caso real. O mais legal neste filme foi a forma em q Hitchcock o filmou. Ele e todo feito dentro de um ambiente apenas: a sala do apartamento de Manhattan. Alem disso, as tomadas sao ininterruptas. Segundo as informaçoes dos extras do DVD, Hitchcock seguia filmando as cenas, mas quando o rolo de filme estava para acabar, ele focava em alguma coisa (por exemplo, as costas de algum ator) e iniciava o rolo seguinte neste mesmo ponto. Ousado, nao?
Os atores estao perfeitos tambem. Passam sofisticaçao e aquela aura de futilidade que a alta sociedade costuma ter. A arrogancia e o falso sentimento de impunidade rodeiam os personagens principais. E um suspense fabuloso, com momentos de bastante tensao. Merece estar no hall dos melhores filmes da historia do cinema. Nota: 10.
Melhor frase do filme: "Ninguem comete assassinato apenas pela experiencia de comete-lo. Ninguem menos nos." (Brandon - John Dall)
FESTIM DIABOLICO (Rope) - 1948 - Gênero: Suspense - Direçao: Alfred Hitchcock// James Stewart, John Dall, Farley Granger, Dick Hogan.

Nenhum comentário: