terça-feira, 8 de julho de 2003


GANGUES DE NOVA YORK (GANGS OF NEW YORK):
Filme muito bem produzido e dirigido, mas que em alguns momentos parece perder a linha de raciocínio e o timing. Uma obra que retrata a década de 1860 em Nova York de uma forma bem diferente do que eu já tinha ouvido falar. Scorcese é muito cuidadoso com seus filmes por isso a grandiosidade dos cenários muito realistas. Mas acho que faltou dois atores fortes para os papéis principais. Só um é forte o suficiente.
Algumas vezes parece que o filme todo está apenas centrado em um ator: Daniel Day-Lewis, que está dando um show. Tem cenas dele com o Leonardo di Capprio q dão até pena do pobre "King of the world" de Titanic... Embora eu não seja muito fã de Daniel (embora ache alguns de seus filmes maravilhosos, como Meu pé esquerdo e Em nome do pai) não posso negar que ele é um grande ator. Não há dúvidas de que o show é todo dele! Sinceramente acabei torcendo para o personagem de Daniel, que era o vilão da história, ao invés de torcer para o mocinho de DiCapprio. Não posso dizer q considero Leonardo um ator ruim. Eu o acho irregular. Tem vezes q está muito bem num papel. Em outras... Desta vez ele nem deu pra saída.
O filme narra uma parte obscura da construção da civilização americana, mais precisamente nas ruas de Nova York. O foco do filme está em Five Points, um entroncamento de 5 ruas, dominadas pela pobreza, assassinatos, brigas, corrupção política e malandragem. Em suma: uma zona sem lei (Humm... Isto está lembrando a cidade onde vivo!)
Anos após a morte de seu pai, assassinado numa briga de grupos rivais em Five Points, Amsterdan Vallon (Leonardo DiCapprio) volta ao local para procurar vingança. O assassino de seu pai, foi o chefe do grupo de nascidos nos EUA, William Butcher (Daniel Day-Lewis). Amsterdan e Priest Vallon (Liam Neeson) eram imigrantes irlandeses. A violência dos grupos gira em torno do preconceito entre nascidos nos EUA e imigrantes.
Amsterdan se infiltra no grupo de William "Butcher" para se vingar. Começam como amigos e viram inimigos. Se contar detalhes perde a graça.
Outra pessoa q ficou meio q desperdiçada no filme foi Cameron Diaz. Um papel completamente "acho-q-sou-figurante-mas-faço-par-romântico-com-o-mocinho". Se não estivesse ali não faria falta. Uma pena, pois gosto de seus trabalhos. A coisa mais legal foi o desfecho do filme. Achei que ficou um tipo de lição de moral... Nota: 7.
Melhor frase do filme: "Ninguém mais fala inglês em Nova York?" (Boss Tweed - Jim Broadbent)
GANGUES DE NOVA YORK (Gangs of New York) - 2002 - Gênero: Drama - Direçao: Martin Scorsese // Leonardo Di Capprio, Cameron Diaz, Daniel Day-Lewis, John C. Reilly, Henry Thomas, Liam Neeson, Jim Broadbent.

Nenhum comentário: