quinta-feira, 17 de julho de 2003

DVD
JANELA INDISCRETA (REAR WINDOW):

Este e sem duvida alguma, meu filme preferido de Hitchcock. Acho perfeito desde as tomadas, o enredo etc. Perfeito! Uma historia tao simples que poderia acontecer com a gente mesmo e nossos vizinhos.
L. B. 'Jeff' Jeffries (James Stewart) esta de molho em casa por alguns dias. Ele é fotografo free lancer, que em geral se encontra em aventuras e agitaçao. Mas justamente num destes trabalhos, ele quebra a perna. E obrigado entao a ficar em casa, dependendo de sua enfermeira Stella (Thelma Ritter). Alem de Stella, Jeffries tambem e paparicado por sua namorada Lisa Carol Fremont (Grace Kelly). Lisa e muito apaixonada por ele, mas Jeffries esta fugindo de algo mais serio. Lisa e produtora de modas e leva uma vidinha "normal demais" para ele. Ela nao acompanharia sua vida agitada. Enqto a moça se esforça pela concretizaçao do casamento, Jeffries so tenta escapar.
Uma das formas de escape esta justamente no novo divertimento que ele conseguiu, agora q esta imobilizado: espionar a vida de seus vizinhos do predio em frente. Com seu equipamento fotografico, ele observa a todos e vai conhecendo a intimidade de cada um. Ha os recém-casado, a dançarina, o casal dono de um cachorrinho, a escultora, a solitaria etc. Ninguém percebe que esta sendo observado. Ate q numa noite chuvosa, Jeffries percebe uma movimentaçao estranha num dos apartamentos e tudo leva a crer que um de seus vizinhos matou a esposa. Mas como provar? Sera q é verdade que o crime aconteceu?
O filme vai melhorando junto com o aumento da obsessao de Jeffries em descobrir o misterio. E maravilhoso! Alem de todo suspense que Hitchcock e seus roteiristas eram mestres em fazer, temos um enredo simples e até bastante possivel. Por isso mesmo é uma historia tao tensa.
Na verdade, acho que este e o filme mais romantico do diretor. Todos os acontecimentos se desenrolam durante a crise de Jeffries sobre o que fazer com Lisa. Casar ou nao? Como esta preso numa cadeira de rodas, ele nao pode fugir de sua namorada. Ele esta la imovel e tem q ouvi-la no que diz respeito a sua relaçao. A observaçao de seus vizinhos é apenas uma forma de fuga. So que as coisas se complicam para o lado de Jeffries. Em todos os aspectos.
Lisa, que antes nao estava tao interessada na obsessao de seu namorado e sim na sua propria (seduzir Jeffries e casar com ele), acaba se envolvendo nas investigaçaes. O que acaba mudando a forma com que Jeffries a vê.
Simplesmente maravilhoso! Nota: 10.
Melhor frase do filme: "As pessoas fazem muitas coisas em suas vidas privadas que n?o poderiam possivlemente explicar em p?blico." (Tentente Thomas J. Doyle - Wendell Corey)
JANELA INDISCRETA (Rear Window) - 1954 - Gênero: Suspense - Direçao: Alfred Hitchcock// James Stewart, Grace Kelly, Wendell Corey, Thelma Ritter.

Nenhum comentário: