terça-feira, 15 de julho de 2003


JOSIE E AS GATINHAS (JOSIE AND THE PUSSYCATS):
Mais uma daquelas adaptaçoes que Hollywood anda cultivando. Assim como os heróis de HQ estão em voga, os personagens de desenho animado também têm suas chances de vez em qdo. Pena que muitos desenhos bem legais não estão tendo uma adaptação tão legal. Talvez o problema é que nenhum diretor resolveu levar a sério este tipo de filme a ponto de produzir material tão bom qto os parceiros das HQs. Ou talvez eles ainda acreditem que estes filmes são feitos apenas para crianças (como se os mais velhos q assistiram aos desenhos antigos tb não fossem ao cinema para ver), e que estas não precisam ser levadas a sério. Qualquer besteira está valendo em se tratando de criança (o que não é bem assim).
Josie e as Gatinhas nem passou nos cinemas aqui no Brasil. Foi direto para a locadora. Acho que os distribuidores não levaram muita fé. Mas até que não é tão ruim assim. É um filme engraçadinho, que até tenta passar uma mensagem, mas que não se preocupa tanto com isso. O que importa é a diversão e não tanto a lição de moral. Ele não se leva a sério, e isso é um ponto positivo.
A crítica do filme é focada na indústria fonográfica, o consumismo e a "fabricação de bandas", onde o marketing impera, não importando o talento. No princípio do filme, vemos a "decadência" de uma superbanda deste tipo, os Dujour (espécie de Backstreet Boys). Após o "sumiço" deles, seus produtores Fiona (Parker Posey) e Wyatt Frame (Alan Cumming) estão a procura de substitutos. Daí, encontram o trio "Josie e as Gatinhas", formado por Josie McCoy (Rachael Leigh Cook), cantora e guitarrista, Valerie Brown (Rosario Dawson), baixista, e Melody Valentine (Tara Reid), baterista. As meninas em instantes saem do anonimato para a fama mundial. O que elas não sabem é q seus produtores estão envolvidos em uma trama para transformar todos os adolescentes do mundo em zumbis consumidores de todos os produtos que eles desejarem. E o grupo delas, faz parte deste plano.
Josie e as gatinhas tem uma trilha punk rock legalzinha e faz uma crítica leve a este mundo de consumo adolescente. Mas a melhor coisa do filme, em minha opinião, é a Tara Reid. Ela incorporou a personagem do desenho e ficou perfeita como a Melody! Parece a original! Tão burra quanto! :-)
Eu não diria que este filme é apenas para crianças. Elas vão gostar, mas os marmanjos, que viram Josie e as Gatinhas como desenho em sua infância, vão acabar gostando tb. E entrando um pouco em nostalgia... :-P Nota: 6.
Melhor dialogo do filme: "Quer saber? Eu ainda nao entendi por que voce esta aqui." (Alexander Cabot - Paulo Costanzo)
"Eu estou aqui porque participava do desenho animado." (Alexandra Cabot - Missi Pyle)
JOSIE E AS GATINHAS (Josie and The Pussycats) - 2001 - Gênero: Comédia - Direçao: Harry Elfont & Deborah Kaplan// Rachael Leigh Cook, Tara Reid, Rosario Dawson, Alan Cumming, Parker Posey, Gabriel Mann, Paulo Costanzo, Missi Pyle.

Nenhum comentário: