terça-feira, 8 de julho de 2003

DVD
PSICOSE (PSYCHO):

Ok. Agora estou no meu momento auge! Comprei o Box "Hitchcock - A coleção", com 7 DVDS incluídos... Uau! Estou eufórica pq Hitchcock é um dos meus diretores favoritos (seguido por Charles Chaplin e Spielberg). Por isso, peço licença da minha usual imparcialidade ao comentar filmes, pq agora o que fala mais forte é a admiração... Sou fã alucinada do "mestre dos suspense"!
E eu não podia começar a assistir aos DVDs com nada menos que Psicose. Um dos meus preferidos do diretor. Aquela cena do chuveiro, aquela música-tema clássica, aquele Norman Bates... Só posso dizer: Uau! Na caixa da coleção, Psicose não vem creditado. Consta apenas seis filmes. Ele é um brinde surpresa (e q surpresa, hein?).
Acho difícil que alguém ainda não saiba do enredo, mas vamos lá... Marion Crane (Janet Leigh) trabalha numa imobiliária. Sua vida não é bem como ela deseja. O trabalho não a motiva... Ela tem um caso com Sam Loomis (John Gavin) e, embora eles sejam apaixonados, não podem se casar por falta de dinheiro. Sam tem que pagar pensão a sua ex-mulher e o dinheiro não dá pra nada.
Um dia, cai em suas mãos a quantia de 40 mil dólares. Seu chefe a pede para que ela deposite o dinheiro da venda de uma casa no banco, mas Marion acaba tendo outros planos. Ela foge da cidade com o dinheiro, tentando chegar ao encontro de seu amado. Mas antes de chegar até ele, pega uma tempestade no caminho e acaba parando em um motel na beira da estrada: o Bates Motel. Lá, conhece o dono, Norman Bates (Anthony Perkins), um rapaz solitário, gentil e muito apegado a sua mãe doente. A partir daí a trama se desenvolve.
Eu não sei se é só admiração de fã mesmo, mas acho Hitchcock um inovador. Numa época em que ainda não havia o CGI, o diretor brincava com nossos medos através do terror piscológico. Os melhores filmes de terror/suspense, em minha humilde opinião, são os que brincam com isso. Poucos recursos, mas um grande talento e muita imaginação.
Eu fico tentando imaginar as pessoas que assistiram Psicose no cinema qdo este foi lançado... Eu nasci praticamente sabendo a história, mas para quem viveu a época deve ter sido um superchoque. Já pensou vc entrar no cinema para assistir a um filme e descobrir que quem vc acha q é o protagonista não é? E o pior! Ficar sabendo disso na hora em q este morre, em meia hora de filme? Fora a trama que é toda intrincada, com explicações piscológicas. E a interpretação excelente de Anthony Perkins... Ele deve ter se revirado no túmulo qdo colocaram o Vince Vaughn para interpretar Bates no Psicose recente.
Eu não vi este remake por pura opção. Vince Vaughn me fez tomar esta decisão. O melhor do personagem Norman Bates é a sutileza. Pra quem não conhece a história, ele é apenas um pacato rapaz sozinho, preso ao tal motel por ter que cuidar da mãe maluca. A cara de bom moço de Anthony Perkins foi primordial ao personagem. Qto o Vince Vaughn, com aquela cara de psicopata sanguinário, acaba com toda a sutileza que o personagem exigia. Me informaram q o remake é todo igual ao original, dos movimentos de câmera ao tempo de duração. Mas eu não vi e me recuso radicalmente. Seria até uma traição com o mestre! *rs*
O DVD tem extras interessantes. É todo narrado pela filha de Hitchcock, que faz uma ponta neste filme. O documentário é interessante e traz muita informação de bastidores. O mais legal é ver algumas pessoas que participaram do filme contando a experiência... Todos bem velhinhos!!!!
Comecei a assistir a coleção escolhendo bem... :-)))))) E ainda tem mais sobre Hitchcock a seguir... Nota: 10.
Melhor frase do filme: "Eu acho que devo ter aparência daquelas pessoas que você nao consegue deixar de acreditar nelas." (Norman Bates - Anthony Perkins)
Momento cl?ssico: A cena do chuveiro.
PSICOSE (Psycho) - 1960 - Gênero: Suspense - Direçao: Alfred Hitchcock // Anthony Perkins, Janet Leigh, Vera Miles, John Gavin.

Nenhum comentário: