domingo, 27 de julho de 2003


PRENDA-ME SE FOR CAPAZ (CATCH ME IF YOU CAN):
Sou fa de Spielberg, mas ultimamente andava me decepcionando com ele. Desde que assisti a A.I., filme que detestei, ando muito desconfiada de suas obras atuais. Ate gostei de Minority Report, filme q muitos nao gostaram. Mas mesmo assim, ainda nao era aquilo tudo de antes. Fui assistir Prenda-me se for Capaz um pouco receosa. Sei la, ne? Podia vir uma bomba. Mas desta vez eu acabei assistindo um filme muito legal. Bem dirigido; com um roteiro divertido, bons atores e otima reconstituiçao de epoca. Eu que nao fui esperando nada, acabei me surpreendendo com tanta diversao. E esta começa desde a sequencia dos creditos de abertura, que mais parece aquelas dos anos 60/70. Me lembrou os filmes do Inspetor Cruseau - aqueles da Pantera Cor de Rosa. Genial! :-)
Leonardo DiCapprio parecia mais a vontade em seu papel aqui do que em Gangues de Nova York, onde ele "sumiu" diante de Daniel Day-Lewis. Seu antagonista em Prenda-me é Tom Hanks, ?timo ator tb. Acho que Leo e Tom acabaram em pe de igualdade neste caso. Ambos fizeram um excelente trabalho.
Este filme e baseado em uma historia real. Claro q os roteiristas modificaram algumas coisas, mas o basico deve estar la. E a historia de Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCapprio), um dos maiores golpistas da historia americana. Frank Jr. era de uma inteligencia fenomenal. Mas a usava para aplicar pequenos golpes. Tudo começa quando ele tem 15 anos e seus pais, acostumados a viver na riqueza, perdem tudo que tem. Seu pai, Frank Abagnale (Christopher Walken) deve ao imposto de renda e vai a falencia por isto. Em consequencia, a mae vai embora, pois arruma um "partido melhor". E Frank Jr. foge de casa, para tentar ajudar o pai a recuperar sua fortuna, e assim salvar a familia.
Acostumado com os exemplos do pai, no qual se deveria fazer qualquer coisa para se dar bem, Frank começa a aplicar golpes ja na escola. Finge ser o professor de Frances e ate se reune com os pais. Mas quando foge, seus golpes vao se tornando maiores. Sua fortuna vai se acumulando em mais de 2,5 milhoes de dolares. Isso antes dele completar 18 anos. Alem de professor, Frank Jr se faz passar por medico, advogado e piloto de aviao.
Em sua cola esta Carl Hanratty (Tom Hanks), agente do FBI. Na verdade, ele nao existiu na historia de Frank. O personagem foi moldado pela personalidade dos varios policiais que tentaram prender Frank Jr. Spielberg e os roteiristas preferiram transformar todos em um so. No filme, Carl tem ate momentos paternais com Frank Jr. Principalmente nos momentos de solidao de ambos.
O filme e muito divertido mesmo. Uma diversao bem leve. Graças a Deus, Spielberg acertou a mao novamente.
O verdadeiro Frank escreveu um livro enqto estava na cadeia, contando estas aventuras. Depois de ver o filme, ate da vontade de ler. Nota: 8.
Melhor frase do filme: "Tem horas que e mais facil viver a mentira." (Carl Hanratty - Tom Hanks)
PRENDA-ME SE FOR CAPAZ (Catch me if you can) - 2002 - Gênero: Aventura - Direçao: Steven Spielberg // Leonardo DiCapprio, Tom Hanks, Christopher Walken.

Nenhum comentário: